domingo, 31 de maio de 2020

Guamiranga – Santo Antonio – Santa Cruz – Ribeirão da Lagoa.

Rio Itapocu
Amanheceu, céu azul, sem nuvens e apesar do frescor da manhã, a temperatura promete aumentar. Fim de maio e a estiagem persiste, sem previsão de chuvas.

Nosso ponto de partida é o posto de combustíveis situado em Guamiranga, bairro do município de Guaramirim-SC, donde saímos rumo ao Sul pela estrada de terra pela margem esquerda do Rio Itapocu. 


Aos poucos deixamos para trás o pequeno aglomerado de casas que vão se distanciando umas das outras e são substituídas pelas paisagens rurais com cultivos de bananas e arroz, pastagens e a visão do rio que serpenteia levando calmamente suas águas em direção ao mar.


Mais a frente, cruzamos o Rio Itapocu numa estreita ponte pênsil e continuamos pela Estrada Geral, acompanhando o sentido das águas.

 

Mudamos nossa direção para o Sul e passamos a percorrer vias mais estreitas, onde raramente cruzamos com algum veículo. Deixamos a planície coberta por extensos arrozais e passamos a serpentear em meio a pastagens e bananais, entremeados por matas nativas e áreas de reflorestamento.

 

O barulho do trânsito é agora substituído pelo canto dos pássaros e pelo sopro do vento fazendo bailar as folhas das árvores.

 

Passamos pela localidade de Santo Antonio, já no munícipio de São João do Itaperiu, onde está situado o Eremitério Diocesano Santa Maria dos Anjos, fundado no ano de 2010.

 

Seguimos em direção a Santa Cruz e nos deparamos com uma granja, ainda em fase de implantação, cujo projeto prevê a construção de dez galpões, cada um abrigando cem mil aves, produzindo assim, um milhão de ovos dia.

 

Mais a frente, um imenso pomar com o cultivo de tangerinas é cortado pela estrada. Imaginamos aquelas árvores repletas de frutos maduros, imensas gotas de ouro em meio ao mar de folhas verdes.

 

A partir de Santa Cruz deixamos o munício de São João do Itaperiu e adentramos no munícipio de Massaranduba, chegando até a localidade de Ribeirão da Lagoa, situada as margens da Rodovia SC 415.

 

Nosso trajeto agora se volta em direção ao Rio Itapocu até a Estrada Geral, donde seguiremos pela Estrada Bananal do Sul, ladeando a margem direita do rio, até Guamiranga, nosso ponto de partida.

 

Saímos de Guamiranga as 8h40 e retornamos as 13h50. Durante o percurso nos alimentamos apenas com aquilo que tínhamos em nossas mochilas. Não há restaurantes ou lanchonetes neste trajeto, já que preferimos circular por lugares mais ermos.

 

Findo o pedal, bikes devidamente alojadas e seguras em seus racks, nos dirigimos para o Pesque Pague Recanto das Pedras, em Guaramirim, onde fomos muito bem atendidos e pudemos nos deliciar com uma saborosa refeição.

 

Participaram do pedal: Gerson, Márcio e Mário.

 

Características do percurso:

Distância: 57,6 km.

Altimetria acumulada: 676 ms.

Elevação mínima, média máxima: 5, 21, 58 ms.

Inclinação máxima: 8,8%, -8%.

Inclinação média: 1,7%, - 1,6%.

Grau de dificuldade: moderada.

 

Não há pontos de abastecimento neste percurso.

 

Fotos do passeio no link abaixo:

https://photos.google.com/share/AF1QipPb_Ei0xyh8vXim8-vKETK26bBECFReRakU3jRmUME4B3ij78M3q1U9qnrAcRoeQQ?key=bXpWbHRWTXFsV3F6NllidFJDTm5xOFlzNnJsbmxn

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário