sábado, 19 de novembro de 2011

Serra do Itapocuzinho

O município de Schroeder, também conhecido por Estrada Schroeder ou Schroeder Strasser, está situado na região nordeste de Santa Catarina. Suas terras faziam parte do dote imperial recebido pela Princesa Dona Francisca por ocasião de seu casamento com o Príncipe de Joinville, pertencendo a bacia hidrográfica do Rio Itapocú, na micro-região de Joinville. Foi fundada em 04/10/1964, porém sua colonização tem origem no início do século XX com a chegada dos primeiros imigrantes alemães e, posteriormente, italianos. 



Schroeder possui grande parte de seu território situado em meio as serras recobertas pela Mata Atlântica, abrigando um vasto santuário ecológico formado por árvores nobres, riachos de águas cristalinas, córregos, corredeiras e cachoeiras, que acolhem muitas espécies de aves, animais, insetos, plantas e flores. É reconhecida por seu empenho na preservação ambiental e pelo desenvolvimento dos esportes de aventura.


Recebemos o convite da Secretaria de Turismo de Schroeder, promotora do Circuito Expedição Schroeder Natureza Viva, um projeto envolvendo caminhadas ecológicas e cicloturismo, para, no dia 19/11/2011, participamos do passeio cicloturístico percorrendo estradas pelo interior daquele município e também de Jaraguá do Sul, tendo como ponto culminante a passagem pela Serra do Itapocuzinho, situada entre os bairros jaraguaenses de Santa Luzia e Ribeirão Grande.


Deslocamos-nos até o Paço Municipal em Schroeder onde encontramos os ciclistas locais e outros vindos de Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau e São Bento do Sul, totalizando cerca de 40 pessoas.


Partimos em direção à Schroeder I e logo a frente deixamos a rua principal e entramos para cruzar o Rio Itapocuzinho por uma bela e estreita ponte metálica. 


Estávamos agora no município de Jaraguá do Sul. Um pequeno trecho em estrada de terra e logo adentramos no asfalto, chegando até a Igreja de São Jorge. Deixamos a rodovia que leva até Santa Luzia e, ainda por asfalto, cruzamos o primeiro ‘morro’ do dia. 


As estradas são ladeadas por belas paisagens, ora com o verde dos arrozais, ora com a mata nativa, outros pontos com pastagens e, volta e meia, nos deparamos com antigas casas de madeira ou alvenaria, trazendo-nos à lembrança dos tempos coloniais, evidenciando os traços arquitetônicos que não nos deixam dúvidas quanto a origem dos colonizadores.


Mais alguns quilômetros e chegamos à Igreja de Três Rios do Norte, donde seguimos pelo asfalto até a localidade de Santo Antônio.


A estrada asfaltada que leva até Corupá segue sinuosa e tranqüila, ladeada por belas paisagens. Começamos a nos deparar com os contrafortes da Serra do Mar, logo à frente, indicando-nos que dentre em breve teremos que cruzá-la em algum ponto mais baixo.


Defronte a estrada que nos levará ao Ribeirão Grande, há uma bela construção secular edificada por imigrantes italianos, com um grande e belo jardim, no qual há uma frondosa figueira, sob a qual nos reunimos para uma foto com todo o grupo.


Seguimos agora pela estrada do Ribeirão Grande, belíssima região onde se instalaram os hotéis Vale das Pedras e Ribeirão das Pedras. A estrada segue dentre um vale ladeado pelas montanhas. Algumas cachoeiras se tornam visíveis, assim como as marcas dos desmoronamentos ocorridos durante os períodos de chuvas intensas. A medida que seguimos, nosso caminho vai se estreitando e se tornando mais sinuoso, aumentando o desnível em relação ao mar. 


Deixamos o vale e passamos a encarar a subida, cada vez mais íngreme, até atingirmos o topo. Uma subida relativamente curta e sem muita dificuldade. Um pouco de preparo físico e é facilmente transposto. 


Uma parada para recuperar o fôlego, reunir o grupo, trocar idéias, consertar câmaras furadas e tirar algumas fotos.


A partir de agora, teremos uma intensa descida até chegarmos a Igreja em Santa Luzia, dando-nos uma bela vista do vale e seus arrozais, margeando o Rio Itapocuzinho.


Agora, seguiremos pela planície, cruzando novamente o rio e os limites entre os dois municípios até chegarmos ao nosso destino, a Prefeitura de Schroeder.


Concluída a jornada, seguiram-se os cumprimentos e os procedimentos de desmontagem das bicicletas para todos aqueles que retornariam as suas residências de carro ou, de recuperação de forças para quem ainda tivesse que pedalar.


O percurso de 38,54 quilômetros é relativamente fácil. O ponto mais alto atinge 253 metros de altitude em relação ao nível do mar. As demais subidas são bem mais tranqüilas. Veja, abaixo, o perfil altimétrico do percurso.


Agradecemos ao Ivanio pelo convite, a quem parabenizamos pela iniciativa e pela organização. O projeto Circuito Expedição Natureza Viva, idealizado e realizado pela Secretaria de Turismo de Schroeder, em sua última atividade para o ano de 2011, conseguiu reunir ciclistas de várias cidades de Santa Catarina, integrando cicloturistas e promovendo atividades que estimulam a utilização consciente e a preservação do meio-ambiente. Um belo exemplo a ser seguido por todas as prefeituras de nosso estado.



Ciclistas de Joinville:
- Antonio Carlos, Gerson, Jony, Paulo Rost, Ricardo e Wilson.

2 comentários:

  1. Gerson,
    Agradeço a você pela explicação do trajeto e ilustração com as belas imagens! Obrigado pela sua participação e todo grupo que participa dos eventos de cicloturismo Circuito Expedição Schroeder Natureza Viva. Meu muito obrigado, desejo a todos um ótimo fim de ano repleto de paz, felicidade e amor! E que no próximo ano passamos nos encontrar novamente para desvendar novas trilhas.

    Abraço,
    Ivanio Dalton Laube

    ResponderExcluir
  2. Ivanio, nós é que lhe agradecemos pela iniciativa de promover estes eventos, pelo convite e pela forma carinhosa com que sempre fomos recebidos por todos vocês. Um Natal de muita paz e um novo ano pleno em realizações e novos pedais. Abraço a todos.
    Gerson

    ResponderExcluir