terça-feira, 8 de março de 2011

Pedal de 9 de Março (2010)

Praia do Mota - São Francisco do Sul SC

A baía da Babitonga apresenta um conjunto de 24 ilhas e situa-se na foz do rio Palmital. Banha os municípios de Joinville, Garuva e a ilha de São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1504 por Binot Paulmier de Gonneville. Há mais de três mil anos, esta baía já era habitada por caçadores e coletores sambaquianos, os homens do sambaqui. Em sua margem norte está situada a localidade de Saí, onde, no ano de 1842, o médico homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure instalou o Falanstério do Saí, uma experiência socialista pioneira, baseada nas doutrinas de Charles Fourier. Às margens da baía existem resquícios importantes da Mata Atlântica e as diversas comunidades instaladas ao longo deste maravilhoso recanto natural ainda preservam suas características coloniais, lugares bucólicos e um povo simples e acolhedor.


9 de Março, aniversário de Joinville. Aproveitamos o feriado para realizar um passeio diferente, um misto entre pedaladas e travessias de balsa cruzando a baía da Babitonga. Partimos em direção a Vigorelli, onde faremos nossa primeira travessia de balsa (ferry-boat) para a localidade de Gibraltar.

Vigorelli - Joinville SC


A travessia do canal da Vigorelli é sempre agradável. Em suas águas mansas costumamos ver peixes saltando e um grande número de aves buscando o seu alimento matinal. O sol, ainda tímido, vai lentamente se erguendo por detrás dos montes que se elevam as margens desta belíssima baía. 

Doutro lado, recomeçamos nosso pedal. Saímos da balsa e iniciamos a primeira subida. A estrada segue rasgando uma extensa área de preservação ambiental, num incessante sobe e desce enriquecido pela fauna e flora da exuberante mata atlântica. 

Vigorelli - Joinville SC


Mais alguns quilômetros e passamos pelos Frias, localidade que, segundo moradores, recebeu este nome em razão dos ventos que cortam esta região, deixando-a sempre com uma temperatura mais amena. Nos deparamos com um pequeno grupo de caminhantes que haviam deixado o carro na Vigorelli fazendo a travessia de balsa e se dirigiam até a Vila da Glória. Reconhecemos o casal amigo e após os cumprimentos, seguimos em frente.

Caminhantes - Frias - São Francisco do Sul SC



Os 7 quilômetros entre o Gibraltar e o Estaleiro são rapidamente percorridos.  A bordo da balsa, que nos levara até Laranjeiras, avançamos pela baía, passando em meio às ilhas e por pequenos barcos de pescadores enfeitando as águas, contrastando com as cores do mar, o azul do céu e o verde das matas que encobrem as ilhas e as montanhas costeiras.

Estaleiro - São Francisco do Sul SC



Aportamos em Laranjeiras. Pegamos nossas bikes e partimos para mais um trecho a ser pedalado. Desta vez, um percurso de 8 quilômetros até o centro histórico de São Francisco do Sul, através de uma estrada de terra, rodeada pela mata atlântica.

Laranjeiras - São Francisco do Sul SC



Chegamos a velha São Chico (São Francisco do Sul), que já ultrapassou os 500 anos e preserva a sua história, suas ruelas estreitas, seus casarios coloniais construídos em estilo açoriano. Não fossem os carros, nos sentiríamos perdidos no tempo.

Praia do Mota - São Francisco do Sul SC



Na Praia do Mota, nos deparamos com um cenário que nos faz recordar as pinturas de um Brasil colonial. Uma pequena ruela, tendo, de um lado, os antigos casarões, e, de outro, as águas mansas da baía da Babitonga batendo, calma e serenamente, nos muros de pedra. 

Adentramos no centro histórico, passamos pelo Mercado Municipal, e chegamos ao píer, de onde partirá uma barca que nos levará, novamente, ao outro lado da baía. 

Centro Histórico - São Francisco do Sul SC


Esta barca faz o transporte de pessoas entre o centro histórico de São Francisco e a Vila da Glória e já nos serviu de transporte em diversas ocasiões. Ajeitamos nossas bikes e iniciamos mais uma travessia, longe das ilhas, mas bem próximos ao porto, donde temos a visão dos navios atracados e daqueles ancorados na entrada da baía.

Vila da Glória - São Francisco do Sul SC



Aportamos na Vila da Glória, distrito de São Francisco do Sul, que ainda mantém a calma característica dos pequenos povoados, onde chegamos por volta do meio dia. Descemos com nossas bikes e percorremos o longo trapiche. Decidimos almoçar no Restaurante do Trapiche, local de aparência simples, mas com uma comida saborosa e um atendimento especial, cujos proprietários – Cátia e Henrique, já se tornaram nossos amigos, dadas as constantes passagens pelo local. 

Vila da Glória - vista de são Francisco do Sul SC



Não poderíamos optar por um local melhor, nem mais gratificante, para degustarmos um delicioso camarão empanado e um peixe frito, acompanhados de uma cervejinha gelada. Acomodamos-nos numa mesa rústica instalada sob um sombreiro (Clitoria fairchildiana), uma árvore nativa da região norte do Brasil, muito difundida em nossas praias, ouvindo o suave bater das marolas nas areias da praia, ao sabor de uma leve brisa marinha, tendo, bem a nossa frente, a visão do centro histórico de São Chico. Que maravilha!

Encontramos nossos amigos caminhantes almoçando no mesmo local, aos quais se juntaram outros caminhantes e, também, um velho companheiro de pedaladas que nos acompanhou no retorno.

Vila da Glória - São Francisco do Sul SC



Almoçados e descansados, iniciamos o caminho de volta, um percurso de 13 quilômetros, desde a Vila da Glória, passando pelo Estaleiro e Frias até chegarmos ao Gibraltar, onde aguardamos a chegada da balsa para fazermos a última travessia do dia.

Gibraltar - Canal da Vigorelli



O fim de tarde deste lado da baía sempre nos presenteia com belas imagens do sol já perdendo sua força, buscando refugiar-se por detrás da Serra do Mar, refletindo seus raios sobre as águas do canal da Vigorelli.

Realizada a travessia, encaramos agora o trecho final de nosso pedal. Saímos às 7 da manhã e chegaríamos em nossas casas, por volta das 18 horas. Embora o passeio tenha durado o dia inteiro, pedalamos cerca de 75 km, divididos em cinco etapas, alternados com as travessias do canal da Vigorelli e da baía da Babitonga. 

Considerações sobre o percurso:

- Este é um percurso relativamente fácil, não apresenta grandes dificuldades técnicas, nem exige grande aptidão física para a sua realização. As estradas são boas e o ponto mais alto tem apenas 69 metros, podendo ser realizado até mesmo por ciclistas menos experientes.

- A região de Joinville oferece inúmeros roteiros para o ciclo turismo, caminhadas e outras atividades envolvendo o meio ambiente. Esta, sem nenhuma dúvida, é uma das melhores opções para se conhecer a baía da Babitonga, com uma passagem pelo centro histórico de uma das mais antigas cidades brasileiras, São Francisco do Sul, carinhosamente apelidada de São Chico. Esta cidade histórica abriga o Museu do Mar, tido pela comunidade especializada como um dos mais completos e diversificados da América Latina. Neste local você encontrará o Paratii, barco a remo no qual o navegador Amir Klink fez a travessia do Atlântico, entre a África e o Brasil no ano de 1984.

- Você poderá seguir este percurso saindo do centro de Joinville (75 km), ou, a partir da Vigorelli, o que reduzirá o trajeto para 28 km.

- Se você não pedala, poderá fazer este percurso de carro, saindo de Joinville, fazendo a travessia de ferry-boat pelo canal da Vigorelli para o Gibraltar e depois do Estaleiro para Laranjeiras, seguinte até o centro histórico de São Francisco do Sul. Estacione seu carro e faça a travessia de barca para a Vila da Glória, almoce e retorne com a barca até o centro histórico. Conheça São Francisco do Sul, o Museu do Mar. Poderá retornar pela BR 280 ou, ser preferir, faça as mesmas travessias pelo ferry-boat. 

Recomendações especiais:

- Verifique antecipadamente o horário de travessia das balsas (ferry-boat) entre Vigorelli/Gibraltar e Estaleiro/Laranjeiras, assim como da barca que faz a travessia entre a Vila da Glória e o centro histórico de São Francisco do Sul.

- Não deixe de almoçar ou fazer um petisco no Restaurante do Trapiche. Fale com a Cátia ou o Henrique e você verá que, apesar da simplicidade do local, terá um atendimento especial.

- Na localidade de Frias, visite a Artes Will. Uma família de imigrantes alemães, que trabalha com artesanato (mãe, filha e neto), utilizando materiais recolhidos da natureza, como sementes variadas, flores e árvores caídas. Vale à pena conhecer as peças confeccionadas, sua beleza e originalidade.

- Características do Percurso:

Distância: 75 km, divididos em cinco etapas, sendo:
- Centro x Vigorelli = 23,5 km;
- Gibraltar x Estaleiro = 7 km;
- Estaleiro x São Francisco do Sul = 8 km;
- Vila da Glória x Gibraltar = 13 km;
- Vigorelli x Centro = 23,5 km.
- Elevação: ponto mais alto 69 metros. 

Participaram do passeio:
- Gerson, Marcio, Paco (Marco Antônio) e Paulo Rost.

Veja todas as fotos do passeio, acessando o link abaixo:
https://photos.google.com/album/AF1QipPXXOliyXdbX2JdL-bV3d2Zoqoiv8KH8wrD6INM



Visualizar Pedal de 9 de Março (2010) em um mapa maior




2 comentários:

  1. Olá Gerson!
    Belo passeio. Dá até vontade de voltar a pedalar.
    Três detalhes: deixar a preguiça de lado,arrumar a zica e parar de chover!rs
    Suas dicas são de grande proveito para os iniciantes!
    Abraço!
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Elaine!
    Que esses passeios possam servir de estimulo e incentivo para o seu retorno aos pedais.
    Abraço.
    Gerson

    ResponderExcluir