quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Morro do Espinho - 13 de Maio


Morro do Espinho
Treze de Maio é uma localidade situada no município de Blumenau, na divisa com Massaranduba. Foi colonizada a partir do início do século 20 por imigrantes alemães e poloneses que chegaram ao local subindo o curso do Ribeirão Treze de Maio. O relevo acidentado da região dificultou o crescimento agrícola e, possivelmente, foi um dos fatores que motivou a migração de muitos moradores para cidades maiores em busca de melhores condições de trabalho. Antigas casas de madeira ou enxaimel incrustadas em pequenas propriedades rurais, lavouras de milho, batata, aipim, plantações de banana, eucalipto e pastagens, cercam as estreitas estradas de terra batida que cortam a região, uma das quais, em boa parte, segue acompanhando o Ribeirão Treze de Maio.


A idéia de fazer um roteiro ciclo turístico passando pelo Treze de Maio vinha de longa data, mas a dificuldade estava na logística para o deslocamento até o alto da Serra de Pomerode, na SC 416, e o ponto de chegada. Depois de pesquisar os mapas da região, surgiu um novo roteiro, tendo como ponto de partida e chegada o Posto Rudnick, na BR 280, em Guaramirim, tradicional ponto de apoio e parada em nossos passeios.

Depois de um reforçado café da manhã no Posto Rudnick, pegamos nossas bikes, saímos pela BR 280, entramos na SC 413 em direção à Massaranduba e após o primeiro morro deixamos o asfalto e adentramos pelo portal da Estrada Jacu-Açu.


Portal de entrada da Estrada Jacu-Açu - Guaramirim SC

Percorremos estradas praticamente desertas, cercadas de matas, plantações e pastagens. Construções antigas nos remetem ao passado. Em suas paredes estão incrustradas as histórias dos pioneiros, dos colonizadores, dos ancestrais daquelas famílias que habitam a região, cuja memória se mantém viva graças ao esforço desses moradores em preservar estas casas, estábulos, ranchos e paióis.


Estrada Jacu-Açu - Guaramirim SC

Quando realizamos este passeio, ainda não utilizávamos o gps para gravar nossos trajetos. Nos orientávamos por uma planilha elaborada através do Google Earth. Um descuido fez com que seguíssemos pelo caminho errado. A medida que a estrada estreitava, ganhávamos altitude, deixando-nos com a certeza de nosso erro, porém a natureza a nossa volta, o barulho das águas de um riacho com suas corredeiras, suas águas cristalinas, suas pedras e o verde das matas nos encorajaram a subirmos ainda mais.


Morro da Perdida - Guaramirim SC

Decididamente, este não era o nosso percurso. Começamos a descer, com o compromisso de elaborarmos um novo roteiro para darmos a volta neste morro que apelidamos de Morro da Perdida ou dos Perdidos.


Morro da Perdida - Guaramirim SC

Reencontramos nosso caminho e pouco à frente uma nova perdida, logo perceptível graças a uma porteira no final da estrada. Retornamos e fomos em busca de informações que nos indicaram o rumo certo.


Massaranduba - SC

Agora, nosso percurso seguia pelas planícies, em meio a extensas plantações de arroz, já no município de Massaranduba, até chegarmos a Ribeirão Gustavo, local de colonização predominantemente alemã.


Ribeirão Gustavo - Massaranduba SC

Mais alguns quilômetros, entramos à direita e nos dirigimos à serra que divide os municípios de Massaranduba e Jaraguá do Sul, conhecida por Morro do Espinho. Somente após enfrentar a íngreme subida entendemos o significado do morro, realmente, um 'espinho' pela sua dificuldade.


Morro do Espinho - Massaranduba SC

As subidas fazem parte de nossos passeios e, apesar das serras apresentarem um maior grau de dificuldade para serem transpostas, sempre nos permitem contemplar visuais inesquecíveis. A natureza se mostra ainda mais bela quando vista do alto. A visão do vale com suas cores, seus variados tons de verde se estendendo pelo horizonte até se tornarem azuis.


Morro do Espinho - Massaranduba SC

Outro atrativo das serras são os riachos, com suas corredeiras e cachoeiras. O bater das águas sobre as pedras, soa como um mantra aos nossos ouvidos tão habituados ao barulho da cidade, dos motores e buzinas dos carros. Aqui, podemos nos deliciar com os sons da natureza.

Quase no topo da serra nos deparamos com uma cachoeira bem ao lado da estrada. A vontade de um banho em suas águas geladas é imensa, porém, apesar do calor incomum para esta época do ano, é melhor resistir a tentação.


Morro do Espinho - Massaranduba SC
Subimos um pouco mais e chegamos ao cume, com seus 317 metros ao nível do mar, onde constatamos que grande parte da mata nativa foi derrubada e substituída por pastagens e plantações do palmito pupunha (Bactris gasipaes).


Morro do Espinho - Jaraguá do Sul SC

Na descida, já no município de Jaraguá do Sul, nos deparamos com a mata atlântica formando verdadeiros túneis verdes sobre a estrada e um riacho que acompanha a estrada por certo trecho.


Morro do Espinho - Jaraguá do Sul SC

A árdua subida é agora compensada pelas emoções que as descidas nos proporcionam a cada curva, a velocidade e o vento batendo em nossos rostos. Chegamos ao fim do declive acentuado da serra, deixamos a mata atlântica e entramos numa região rural muito bonita, com pastagens e plantações variadas.

Já no vale, uma das casas chama a nossa atenção por seu estado de conservação, pelo belo jardim e pela placa com a inscrição "Strudel Haus" (casa do strudel - prato típico da culinária alemã, feito com massa folhada e recheada com maçã - "apfelstrudel". Há também o strudel de origem húngara, que tem como principais recheios o requeijao com açúcar e canela, o amendoim ou o repolho). Lamentavelmente, a casa encontrava-se fechada, pois abre somente nas tardes de domingo, e tivemos que seguir nosso caminho.


Strudel Haus - Barra do Rio Cerro II - Jaraguá do Sul SC

Estamos agora no bairro jaraguaense de Barra do Rio Cerro II, próximos a SC 416, que liga Jaraguá do Sul à Pomerode, mas como preferimos estradas de terra, deixamos a rodovia asfaltada para os carros e seguimos em estradas de terra em direção a Itoupava Rega II, em Blumenau. Em nosso caminho a serra que divide estes dois municípios, cuja elevação é ainda maior que a primeira, atingindo os 360 metros de altitude.


Barra do Rio Cerro II - Jaraguá do Sul SC

A estrada é boa e permite que subamos sem maiores dificuldades. Nossa única preocupação é com o nosso condicionamento físico, pois o Morro do Espinho foi mais sacrificado que o esperado. Além do sol à pino e do forte calor, também não encontramos nenhum ponto para almoçarmos e já havíamos ultrapassado o meio do dia, nos alimentando apenas com barras de cereais.
Encaramos o desafio e, lentamente, fomos ganhando altitude, fazendo paradas e continuando até chegarmos ao topo. Diferente do Morro do Espinho, nesta serra havia boa cobertura de Mata Atlântica e alguns trechos com eucaliptos, mas bem mais preservada que a serra anterior.


Barra do Rio Cerro II - Jaraguá do Sul SC

Ao chegarmos ao topo fizemos uma pausa para um breve descanso. Aquela era a última grande subida do dia. Estávamos no ponto mais alto do percurso. Doravante, desceríamos até chegarmos em Massaranduba.


Itoupava Rega II - Blumenau SC

Iniciamos a descida e logo chegamos ao bairro de Itoupava Rega II, uma região com muitas pastagens e casarios de estilo germânico bem conservadas, preservando suas características coloniais, mas a estrada apresenta um tráfego maior de veículos.


Zimdars - Itoupava Rega - Blumenau SC

Chegamos até o "Zimdars", tradicional família de comerciantes locais, produzem linguiça suína de excelente qualidade. Suas propriedades são mantidas bem cuidadas e preservadas, tendo, inclusive, um antigo salão de bailes, totalmente construído em madeira.


Salão de Bailes - Zimdars - Itoupava Rega - Blumenau SC

Entramos  na estrada que nos levará ao Treze de Maio. A estrada é excelente, bem conservada, praticamente deserta, cercada de matas nativas e algumas plantações de eucaliptos, numa variante de pequenas subidas e grandes descidas.


Estrada Treze de Maio Alto - Blumenau SC

Vamos nos deparando com pequenas propriedades rurais, suas lavouras, pastagens e casas antigas,. Passamos pela Igreja de Treze de Maio, andamos mais alguns quilômetros e paramos num 'bar' para tomarmos um refrigerante gelado, petiscar um 'salgadinho' e, principalmente, para descansar um pouco.

No local nos informaram que não poderíamos seguir em frente, pois a estrada havia sido interditada para a realização de uma etapa do rali promovido pela Mitsubishi. Doravante, não poderíamos mais utilizar nossa planilha para chegarmos ao nosso destino.


Treze de Maio Alto - Blumenau SC

Decidimos voltar alguns quilômetros e seguir pela estrada ao lado da Igreja de Treze de Maio Passamos pela igreja e fomos agraciados com alguns quilômetros de descida até o bairro de Benjamin Constant, em Massaranduba.


Benjamin Constant - Massaranduba SC

Agora, seguiríamos pela planície, em meio aos arrozais até o trevo de Massaranduba, donde teríamos mais 20 quilômetros até nosso ponto de chegada. Decidimos seguir pelo asfalto, pela rodovia SC 413. Uma parada numa lanchonete para nos hidratarmos com um delicioso caldo de cana gelado e nos energizarmos com algumas paçocas, cocadas e outras guloseimas. Após um breve descanso, partimos para a etapa final de nosso passeio.

Um belo passeio que deverá ser repetido devido a beleza da região. Recomendamos a todos que o façam, seja de bike, seja de carro, mas com a devida calma para curtir a natureza e todos os seus encantos.

Passeio realizado no dia 31/07/2010 por:
- Alexandre, Gerson, Junior e Paulo Rost.


Veja todas as fotos no link abaixo:
https://photos.google.com/album/AF1QipPdvPSaH5xCPbAqXNBzzBTdjsBW4Ds5SlFaME9C

Características do percurso:
- distância: 80 km
- elevação (min/méd/máx): 17, 86, 360 m
- ganho/perda de elevação: 1478, -1478 m
- inclinação máxima: 21,6%, 23,8%
- inclinação média: 3,3%, 3,2%


Perfil Altimétrico


Visualizar M.Espinho-13 de Maio - 100731 em um mapa maior

7 comentários:

  1. O charme da Strudel Haus me motivou a conhecer a casa. Os proprietários, uma tradicional família com ascendência germânica, trabalhadores rurais e produtores de pães, doces e queijos, recebem os clientes com muita alegria e cordialidade. Uma casa charmosa e acolhedora, instalalada num local aprazível e bonito, excelente comida e esmerado atendimento. Uma excelente opção para um delicioso café colonial nas tardes de domingo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Gerson Romeu Baumer e demais "bycicleaventureiros".

    Ler as mensagens e vê-las tão bem documentadas, alegra nosso espírito e nos transporta pelas estradas e lugares vivenciados por vocês.
    São experiências que não deixam dúvidas de seus benefícios, pois são nos contatos com a natureza, com seus riachos límpidos e paisagens exuberantes, longe das intrigas palacianas que se lava a alma.
    Vendo tal beleza, elevei meu espírito sobre os lindos lugares mostrados - encontrei-me no Morro dos Perdidos, alimentei-me na Casa do Strudel, ouvi os sons das danças de antigamente.

    Olhem quanta ("coincidência")?
    Afinal, como disse o filósofo, não existe
    coincidência e nada acontece por acaso.

    Mas ontem eu assisti determinado trecho do filme "O Quatrilho", no Canal Brasil, onde também me transportei para o passado e suas casas antigas.

    Agora, vendo as imagens que me foram agraciadas pela tua bondade Gerson, e também de teus amigos, senti a satisfação de ver que nem tudo está perdido, e ainda existem lugares bucólicos.

    Retornei ao passado, às imagens dos filmes antigos, dos passeios de carroça, do falar caipira.

    Valeu Gerson, pelo teu espírito grandioso, extensivo aos teus valorosos amigos de aventuras.

    Abraços do Reinoldo J. C.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Reinoldo!
    Renovamos, em cada passeio, estas sensações tão bem descritas por você. É grande a nossa satisfação por podermos compartilhar esses sentimentos com os leitores do blog.

    A maioria de nossos roteiros é criada através de mapas virtuais e muito dos lugares por onde passamos nos são desconhecidos. Assim, o percurso se transforma numa aventura recheada de descobertas. Deparamo-nos com lugares bucólicos e entramos noutra dimensão. Saímos do lugar comum e voltamos no tempo. Até nossos relógios parecem andar num ritmo mais lento.

    Agradecemos por seu comentário e esperamos que nossas postagens lhe sejam sempre prazerosas e repletas de agradáveis lembranças.

    Um abraço.
    Gerson.

    ResponderExcluir
  4. Ola Gerson, quero te dar os parabens pelas fotos, viajei com voceis vendo essas fotos.Temos lugares lindo em Santa Catarina para descobrir, voltei ao meu passado nestas estradas, nestas vilas.Ainda temos lugares virgens onde o homem protege e cuida.Parabens e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Otimo blog, grato pelas informacoes.

    Att./

    Fabio

    Sao Sebastiao - SP

    ResponderExcluir
  6. Compartilho o mesmo hobby que vcs. Pretendo fazer o trajeto do mapa.

    ResponderExcluir
  7. Felipe, tenho certeza que você gostará deste trajeto. Depois que o fizer, poste seus comentários à respeito.
    Abraços e bons pedais.
    Gerson.

    ResponderExcluir