terça-feira, 2 de novembro de 2010

Morro da Perdida-2

Massaranduba SC
Num passeio realizado anteriormente para o Morro do Espinho, seguíamos uma planilha que trazia o roteiro traçado pelo google earth. Acabamos nos desviando de nossa rota, ou seja, demos uma 'perdida' e seguimos por uma estrada estreita, ladeada de bananais, matas e riachos. Logo adiante, percebemos nosso erro e retornamos., porém a beleza daquela 'perdida' nos motivou a traçarmos um novo roteiro transpondo aquele morro que apelidamos de Morro da Perdida, localizado na divisa dos municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul.



Desenvolvemos um novo percurso para cruzarmos o Morro da Perdida e seguirmos em meio as extensas plantações de arroz pelas planícies dos municípios de Guaramirim e Massaranduba. No dia 2 de novembro, feriado de finados, fomos agraciados com um lindo dia de sol, céu azul e sem nuvens, uma brisa amena soprando e saímos entusiamados para este pedal.

Posto Rudnick - BR 280 - Guaramirim SC

Nos deslocamos, de carro, até o Posto Rudnick, na BR 280, em Guaramirim. Montamos em nossas bicicletas e partimos na direção de Massaranduba, seguindo pela Rodovia SC 413. Logo após o primeiro morro, deixamos o asfalto e seguimos em direção a Pedreira Rio Branco, percorrendo uma estrada de terra, bem conversada, ladeada por arrozais, com a bela imagem das montanhas ao fundo.

Estrada Rio Branco - Guaramirim SC

Mais a frente, deixamos a estrada principal e assim que adentramos por uma ruela começamos a subir. A medida que subíamos, a estrada foi estreitando e ficando mais íngreme. Enfim, chegamos ao topo: 206 metros acima do nível do mar.

Subida para o Morro da Perdida

Após uma parada para agruparmos e nos hidratarmos, iniciamos a descida, bastante acentuada. A medida que descemos, vamos vislumbrando a planície recoberta por extensas plantações de arroz.

Riacho - Morro da Perdida

Novamente na parte baixa, as estradas de terra seguem, por vários quilômetros, em meio aos arrozais, muitas vezes ladeadas por antigas construções, que preservam a história dos colonizadores e traduzem o estilo arquitetônico de seus paises de origem.

Massaranduba SC

Estradas como estas, de terra batida e bem conservadas são o sonho de qualquer cicloturista. Vemos, com tristeza, estas belas estradas se tornando uma raridade, sendo modernizadas com a pavimentação asfáltica. Benefícios para uns, tristezas para os outros. É o progresso chegando...

Massaranduba SC

Chegamos a localidade de Ribeirão Gustavo, no município de Massaranbuda, de colonização predominantemente alemã, onde nos deparamos com um pequeno armazém, bem ao estilo colonial, onde fizemos uma parada para reabastecimento.

Ribeirão Gustavo - Massaranbuba SC

A região é dominada por extensas plantações de arroz. A medida que seguimos, vamos nos aproximando da serra que divide os municípios de Massaranduba de Jaraguá do Sul.
 
Ribeirão Gustavo - Ao fundo o Morro do Espinho

Permanecemos na estrada que segue pela parte baixa até chegarmos a localidade denominada Benjamin Constant, bairro do Município de Massaranbuba.

Massaranduba SC

Seguimos por diversas estradas que cruzam a imensidão dos arrozais até chegarmos em Massaranbuda. Como este município tem sua econômia baseada na agricultura, em especial na cultura do arroz, nos deparamos com a cidade completamente vazia, sem movimento. Não encontramos restaurantes ou lanchonetes abertas.

Massaranduba SC

Após muito procurarmos encontramos, um pouco fora de nossa rota, uma panificadora aberta. Acabamos com o estoque de cucas e sanduiches, mas conseguimos aplacar a fome.
  
Panificado em Massaranduba  SC

Descansados e alimentados, partimos para a segunda etapa de nosso passeio.
 
Massarandubinha - Massaranduba SC

Saímos por Massarandubinha, cruzamos a SC 413 e pedalamos por estradas completamente desertas em direção à Estrada Jacú Açú.
 
Estrada Jacú Açú - Massaranduba SC
 
Como não poderia deixar de ser, novamente seguíamos por estradas de terra desertas, em meio a mais arrozais.
  
Estrada Jacú Açú - Massaranduba SC

Mais adiante, passamos pela ponte sobre o Rio Putanga, rio este que corta praticamente todo o município de Massaranduba, até desembocar no Rio Itapocú, alguns quilômetros abaixo.
  
Rio Putanga - Estrada Jacú Açú - Massaranbuba SC

Agora deixamos um pouco as planicies com seus arrozais para pedalar por trechos com pequenas elevações. Paisagens bucólicas que nos remetem ao início do século passado.
  
Estrada Jacú-Açú - Massaranduba SC

Abandonamos a Estrada Jacu Açu e ingressamos numa pequena estrada que leva até a SC 413. O terreno irregular nos permite alternar das imensas planícies de arrozais para áreas com vegetação nativa e pastagens.
  
Massaranduba SC

Cruzamos novamente a SC 413. Agora iremos alternar entre trechos de planicie com arrozais e pequenos morros com pastagens e bananais.
  
Massaranduba - SC

Um lindo dia. Um céu de azul intenso, sem uma nuvem. Um sol escaldante e uma brisa refrescante que soprou durante todo o dia amenizava o calor e nos dava forças para prosseguirmos.
 
Massaranduba SC

Novamente chegamos ao Rio Putanga, alguns quilômetros abaixo donde passamos anteriormente. Neste local, durante as chuvas de 2008 que devastaram Santa Catarina, uma das cabeceiras desta ponte cedeu deixando a ponte inclinada. Decorridos mais de 2 anos, ainda não foi recuperada. 
  
Ponte sobre o Rio Putanga - Estrada Putanga - Massaranduba SC

Prosseguimos nossa jornada pelas estradas de terra do interior de Massaranduba, ora em meio aos arrozais, ora em locais mais elevados, permitindo-nos desfrutar deste belo espetáculo de cores...
  
Massaranduba SC

Passamos por Nova Tibagi (local onde tem uma pequena pista de pouso para aviões agricolas). Nosso passeio seguia entre arrozais e as elevações com pastagens e matas.
  
Massaranbuda SC

Mais adiante, no bairro Ponta Comprida, encontramos um pesque pague onde fizemos uma parada para reabastecimento, além de uns refrigerantes e uma cervejinha gelada, afinal ninguém é de ferro. 
  
Massaranduba SC

Deixamos o local e seguimos até nosso ponto final, novamente no Posto Rudnick, na Rodovia BR 280, em Guaramirim.

Características do percurso:
- Neste dia percorremos 74 km de estradas bem conservadas e pouco movimentadas. Percurso tranqüilo, apenas com uma subida pesada, mas recomenda-se cautela devido a distância.
- Elevação (min/med/max): 11m, 35m, 206m.
- Ganho de elevação: 1.112m.
- Inclinação máxima: 15,8%, -13,6%
- Inclinação média: 2,6%, -2,5%

O percurso praticamente não oferece pontos para reabastecimento. Encontramos um ponto para abastecimento no bairro de Ribeirão Gustavo (km.21). Tivemos dificuldade para encontrar local para almoçarmos em Massaranduba (km.33). Outro ponto que encontramos foi um pesque pague no bairro da Ponta Comprida (km.65,3).

Participantes:
- Charles, Gerson, Jony, Luciana, Luiz Amaral, Marcio, Mario, Paulo Rost, Valentim, Vanderlei, Wilson.

Veja todas as fotos no link abaixo:
Perfil Altimétrico do percurso



Visualizar Morro da Perdida (2) em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário