sábado, 9 de outubro de 2010

Massaranduba - Vila Itoupava (Blumenau)

Massaranduba SC
A vontade de pedalar por novos roteiros e conhecer lugares fora de nossas rotas convencionais, nos leva a desbravar percursos através de estradas pelo interior dos municípios próximos a Joinville. Assim, surgiu este roteiro que teve como ponto de partida o centro da cidade de Massaranduba, donde seguimos em direção a Luiz Alves. Pouco antes de adentrarmos neste município, desviamos em direção ao município de Gaspar, passando pelo Hotel Fazenda Santo Antonio e desviando para a Vila Itoupava, em Blumenau, onde almoçamos. No período da tarde, rumamos por estradas do interior de Blumenau, passando por 13 de Maio e Benjamin Constant, até chegarmos novamente na cidade de Massaranduba.

Joinville, dia 9 de Outubro de 2010. O dia amanhece com a promessa de muito sol. Ajeitamos nossa tralha, colocamos a bike no carro e nos encontramos no Centreventos, ponto de partida para mais uma aventura.


Centreventos - Joinville SC


De carro, nos deslocamos até o centro da cidade de Massaranduba. Deixamos nossos carros ao lado de um posto de combustíveis, pegamos nossas bikes e nos dirigimos até a Panificadora e Confeitaria Bublitz para um reforçado café antes de iniciarmos nossa jornada. O combustível que nos garantirá percorrermos os 41 km previstos para a primeira etapa do dia é composto por pão, cuca e café.


Massaranduba - 1ª subida

Abastecidos, seguimos em direção a uma das estradas que leva a cidade de Luiz Alves. Saímos do perímetro urbano de Massaranduba e após 4 km encaramos nossa primeira subida. Após um pequeno trecho por uma estrada estreita, adentramos noutra, mais movimentada, que nos levará até a localidade de Alto Guaraniaçú.
  
Alto Guaraniaçú - Massaranduba SC

A estrada segue altenando trechos cercados de matas nativas, plantações de eucalipto, pupunha, pastagens e muitas serrarias, que trabalharam com corte e beneficamento de pinus e, principalmente, eucaliptos, até chegarmos na locolidade denominada 1º Braço, bairro do município de Massaranbuda. Ali, fizemos uma parada para apreciarmos a Igreja de Santo Antonio, que possui uma pequena gruta. Localizmos, bem em frente, um comércio, onde fizemos os reabastecimentoos necessários.


Iregja de Santo Antônio - 1º Braço - Massaranduba SC

Esta estrada, embora não seja pavimentada, tem um movimento intenso de veículos, mesmo no sábado, por fazer a ligação entre Massaranduba e Luiz Alves, sendo maior o movimento durante a semana devido ao trafego de caminhões carregados com toras de eucaliptos que abastecem as serrarias da região.


Estrada 1º Braço - Massaranduba SC

Mais alguns quilômetros e chegamos a estrada SC 413, cujo trecho ainda não está pavimentado. A estrada segue o curso do Rio Luiz Alves, rio este com 15 km de extensão que nasce em Luiz Alves, passa pela parte central da cidade e desemboca no Rio Itajaí Açú, em Ilhota.


Cachoeira na Rodoia SC 413 - Massaranduba SC

Seguimos a estrada subindo o curso do rio. Mais a frente, deixamos a SC 413 e pegamos a estrada que leva até o Hotel Fazenda Santo Antônio, seguindo, ainda em direção à nascente do Rio Luiz Alves. Percorridos alguns quilômetros começamos a descer.


Estrada para o Hotel Fazenda Santo Antônio - Massaranduba SC


A estrada foi estreitando e, para nosso espanto,  logo estávamos no Hotel Fazenda Santo Antônio. Pensamos haver algum erro em nossa rota, porém o pessoal do Hotel Fazenda nos informou que estrada passa pela sede.


Hotel Fazenda Santo Antônio - Massaranduba SC


Aproveitamos para conhecer a sede do Hotel Fazenda e reabastecer. Bonito local, com excelente infra estrutura para quem quer aproveitar o final de semana ou um período de férias. 


Hotel Fazenda Santo Antônio - Massaranduba S

Agora, estávamos preparados para encarar a maior subida do dia, com 274 metros de altitude. Depois, desceríamos até chegarmos até cruzarmos a SC 474 e seguiríamos, então até a Vila Itoupava, bairro do município de Blumenau, de colonização alemã e que, ainda hoje, preserva o ar bucólico de uma pequena vila, com casarios coloniais e um carregado sotaque na fala de seus habitantes.


Vila Itoupava = Blumenau SC

Fomos, então, em busca do nosso local de almoço, o Restaurante ESSEN KELLER, que significa 'comer no porão'. O restaurante, como diz o nome, está situado num porão, tendo acima dele a Confeitaria Ruvias. Local bonito e aconchegante, boa comida, bons preços e excelente atendimento. Almoço composto por buffet de saladas e pratos quentes, carnes de frango e porco, alem de marreco recheado, acompanhado de repolho roxo e purê de maçã. Excelente. Recomendo. 


Restaurante Essen Keller - Vila Itoupava - Blumenau SC

Nossos especiais agradecimentos ao pessoal do Essen Keller e ao proprietário da loja ao lado que, cordial e solicitamente, abrigou nossas bikes em sua garagem. Povo agradável, simpatico, educado e acolhedor.

Restaurante Essen Keller - Vila Itoupava - Blumenau SC


Programamos a parte mais fácil e mais curta para após o almoço. Um percurso de 29 km até Massaranduba e, embora o almoço tenha nos deixado sem muita vontade de pedalar, tívemos que retomar nossa jornada.


Vila Itoupava - Blumenau SC

Lentamente, fomos deixando a Vila Itoupava, seguindo por estradas secundárias percorrendo o interior do município de Blumenau. O céu, agora, estava encoberto e carregado, prenúncio de chuva, a qual  não demorou e, apesar de fraca, nos acompanhou por um certo tempo. 


Armazém - Itoupava - Blumenau SC

A região ainda está bastante preservada, com muitas áreas de matas, pequuenas plantações e pastagens, muitas casas antigas, mostrando um pouco da história dos primeiros moradores.


Estrada Otto Manske - Blumenau SC

Desviamos para uma estrada menor, onde todos estes encantos se multiplicaram. Paisagens bucólicas que nos deixam perplexos diante do caos urbano instalado na maiorias de nossas cidades. Pedalar quilômetros e mais quilômetros sem encontrar um carro sequer é um privilégio, uma dádiva.


Igreja em 13 de Maio - Blumenau SC

Chegamos na localidade de 13 de Maio, bairro de Blumenau, colonizado por poloneses. Passamos ao lado da Igreja e descemos para Benjamin Constant, já em Massaranbuda, voltando a percorrer as estradas em meio aos arrozais tão comuns neste município.


Benjamin Constant - Massaranduba SC

O município de Massaranduba é predominantemente católico e a fé deste povo se reflete pelo número de grandes e belas igrejas que possui, até mesmo pelo interior. Na localidade de Braço do Norte, de colonização polonesa, encontramos uma pequena igreja centenária, muito bem preservada, a qual possui a seguinte inscrição, em polonês,  em sua entrada: "Matko Boska Rozancowa - Modt Sleza Nani" (Nossa Senhora do Rosário - Rogai por nós).


Igreja Nossa Senhora do Rosário - Braço do Norte - Massaranduba SC

Etapa final de nosso passeio. Seguimos até o centro de Massaranduba. Amarramos nossas bikes nos carros e, antes de partirmos para nossas casas, novamente nos reunimos na Confeitaria Bublitz para um belo café da tarde, em comemoração e confraternização pelo passeio.


Braço do Norte - Massaranduba SC


Características do percurso:
Distância: 70 km.
Elevação (mínma, média, máxima): 25, 136, 274 metros.
Ganho de elevação: 1.350 metros.
Inclinaçãoo máxima: 17%, -22%.
Inclinaçãoo média: 3,1%, 3,1%.


Estradas em bom estado de conservação, sem maiores dificuldades técnicas. Algumas subidas bastante íngremes. No trecho entre Massaranduba/SC 413,  há um maior movimento de veículos, sendo que, em todo o trecho restante é bastante reduzido.


Locais de abastecimento: por ser sábado, não tivemos dificuldades em encontrar pontos de abastecimento em Massaranduba. Já no interior, encontramos um comércio no '1º Braço', defronte a Igreja de Santo Antônio (km16) e no Hotel Fazenda Santo Antonio (km 34,5), na Vila Itoupava (km 41), inclusive com opções para almoço. No trecho entre a Vila Itoupava e Massaranduba são 29 km sem pontos de abastecimento.


Participaram deste passeio:
Cesar, Charles, Claudio Hille, Gerson, Luiz Amaral, Mário, Paulo Rost, Volnei e Wilson.


Veja todas as fotos do passeio no link abaixo:
https://photos.google.com/album/AF1QipMXdo4DVN8eEHjv5qzkbB6T30AqC4_XMKOpe5E9


Perfil Altimétrico



Visualizar Massaranduba - Vila Itoupava em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário