sábado, 11 de setembro de 2010

Rancho Bom - Schroeder SC

Estrada Duas Mamas - Schroeder SC
Joinville amanhece com o céu encoberto, o que não impede a realização de  mais um ciclopasseio, um percurso cruzando a Serra das Duas Mamas até o município vizinho de Schroeder. Resolvemos alterar o tradicional percurso, desviando, após a descida da Serra das Duas Mamas, já no município de Schoreder, até a localidade de Rancho Bom, onde visitaríamos uma criatório de trutas, local de nossa parada para almoço.

Do Pórtico da Expoville, onde me reuno ao restante do grupo, seguimos, pela marginal da Br 101, entramos na Estrada Arataca e  nos delocamos até atingirmos a Rodovia do Arroz.

Serra do Mar - vista da Rodovia do Arroz

Percorrer a Rodovia do Arroz ao despontar do sol é sempre uma grata satisfação. Depedendendo da estação do ano e também do estágio da plantação, é interessante como os raios do sol da manhã dão um colorido especial aos arrozais. Após o plantio,  vão surgindoos primeiros brotos que, aos poucos transformam as planicies lamacentas num imenso tapete verde. A medida que o tempo passa percebemos as varias tonalidades de verde, desde o mais claro, quando o arroz é novo, até o verde escuro, quando a planta está adulta. Depois, o verde vai perdendo o brilho e passaam a adquirir tons amarelados, transmutando-se, aos poucos, num extenso campo de tons dourados, sinal que os grãos estão maduros. Vem a época da colheita e o ar se enche com o aroma da palha seca.

Rodovia do Arroz - Joinville SC

Ao acompanharmos estas transformações nos damos conta que este é o ciclo da vida, a roda viva na qual estamos inseridos. E, assim, cada passeio pela Rodovia do Arroz é uma nova vivência, uma nova emoção, que nos deixa ansiosos para nos deleitarmos com as  cores e as novas tonalidades destes campos cheios de vida, de grãos que, amanhã, estarão em nossa mesa, nos alimentando.

Igreja Luterana - Rodovia do Arroz - Joinville SC

Seguimos até a pequena igreja, deixamos a Rodovia do Arroz e ingressamos numa estreita estrada rural que nos levará até a Serra das Duas Mamas, serra esta que nossos vizinhos schroedenses apelidaram de Serra do Canivete.

Estrada p/ Serra das Duas Mamas - Joinville SC

Neste trecho, algumas subidas e algumas planicies cobertas de arroz. Passamos pela localiidade denominada NEUDORF, local escolhido pelos colonizadores para ser a sede do município, mas devido as dificuldades de locomoção entre o porto no Rio Cachoeira e o ponto estabelecido, a cidade acabou se desenvolvendo em torno do rio e não a cerca de 20 quilômetros em direção à serra.

Ainda hoje, se olharmos a região pelo Google Earth, as imagens do satélite mostrarão um quadrado perfeito, local delimitado para ser o marco central da, então, nova cidade, mas os Deuses são perfeitos e, ao não permitirem que o intento dos colonizadores desse certo, permitiram a conservação das montanhas no entorno deste local, ainda hoje preservadas, mostrando-nos toda a riqueza da flora e da fauna características da Mata Atlântica.

Imagem do Google Earth - Neudorf - Joinville SC

Chegamos aos pés da serra. Inicia-se agora uma árdua jornada de 4 quilômetros de subida até atingirmos os 346 metros de altitude. A estrada é mal conservada, com muitas pedras soltas (seixos rolados), obrigando-nos a subir com todo cuidado possível para evitarmos as quedas.

Cachoeira - Serra das Duas Mamas - Joinville SC

Apesar da dificuldade, a 'escalada' é gratificante, pois, a medida que subimos, vamos ouvindo os sons de uma cachoeira, localizada bem próxima da estrada.

Subida da Serra das Duas Mamas - Joinville SC

Também os sons da mata se fazem ouvir, como o roncar dos "bugios" (Alouatta guariba), também conhecidos por 'guariba, barbado ou macaco-roncador', cujos urros repercutem pelas matas, sendo ouvidos a quilômetros de distância. Mas, nada é mais gratificante que o trinar dos pássaros que, em sua variedade e diversidade aguçam nossos ouvidos para permitir identificar cada um dos cantos com que somos presenteados.

Serra das Duas Mamas - Vista dos arrozais - Joinville SC

Neste dia, tivemos o privilégio de encontrar, pousado no galho de uma árvore, bem acima da estrada, uma ave típica destas matas, um "surucuá-de-barriga vermelha (Trogon curucui). Uma característica desta ave é o fato de ser facilmente atraída quando imitamos o seu canto.

Surucuá da Barriga Vermelha (Trogon curucui) - Serra das Duas Mamas - Joinville SC

Continuamos a subida até chegarmos ao topo, onde situa-se o marco que registra a divisa entre os dois municípios. Uma breve parada para recuperar o fôlego, tomar uma água e conversar com os companheiros.

Descida da Serra das Duas Mamas - Schroeder SC

Iniciamos, então, a etapa mais gratificante do percurso, a descida das Duas Mamas. A parte mais radical da descida tem aproximadamente 1.300 metros de estradas íngremes e sinuosas, ladeadas de matas nativas, até chegarmos a primeira residência.

Serra das Duuas Mamas - Schroeder SC

A partir de então, teremos ainda quase 6 km de descidas até desviarmos para a estrada que nos levará ao bairro de Rancho Bom.

Estrada Duas Mamas - Schroeder SC

Novamente chegamos na planície com seus cultivares característicos, os arrozais. Lentamente começamos a subir, mas desta vez de forma sutil donde, dos 42 metros chegaremos aos 172
metros.

Estrada Duas Mamas - Schroeeder SC

O verde das matas, das pastagens e das pequenas lavouras se faz presente por todas as partes. Mais adiante, nos deparamos com uma figueira centenária, cujos galhos se estendem por sobre a estrada. Parada obrigatória para o devido registro fotográfico.

Estrada Rancho Bom - Schroeeder SC

A estrada macadamizada é muito bem preservada e cercada por antigas propriedades rurais que nos remetem ao passado.Grandes ranchos que guardam as ferramentas de trabalho, as 'velhas' carroças e servem de abrigo aos animais, como vacas e cavalos.

Estrada Rancho Bom - Schroeder SC

Agora, estamos mais pertos do nosso objetivo. Pedalamos mais alguns quilômetros e chegamos ao criatório de trutas. Já famintos, deixamos nossas bikes e descobrimos que teríamos mais um desafio pela frente: - cada um teria que fazer jus ao seu almoço pescando a sua truta para ser assada e, posteriormente, deliciada.

De cicloturistas passamos a pescadores e, embora a pescaria não estivesse programada, alguns deram mostras de que pescam até mais do que pedalam. Nos divertimos muito zombando dos maus pescadores e elogiando os bons. Algo completamente diferente do que, costumeiramente, acontece durante nossas pedaladas.

Trutário Arco ìris - Rancho Bom - Schroeder SC

Enquanto aguardávamos que os peixes fossem assados, fomos colocando em dia as 'fofocas' do percurso, entre um gole e outro de refrigerante ou uma cerveja gelada, sorvida moderadamente, pois, embora não tenhamos que nos sujeitar ao 'teste do bafômetro', não seria sensato exagerar já que, dos 87 quilômetros do percurso, havíamos percorrido apenas 37, ou seja, teríamos que encarar 50 quilômetros na parte da tarde.

Almoço - TrutárioO Arco Íris - Schroeder SC

Servidas as trutas assadas, acompanhadas de pão e salada, aplacamos a nossa fome, nos delicando com aquele banquete.

Estrada Rancho Bom - Schroeder Sc

Após um breve descanso, retomamos nossa jornada, seguindo, agora, pela margem direita do rio Rancho Bom, um dos afluentes do rio Itapocú. Neste lado, a estrada passa por uma região mais alta.

Estrada Rancho Bom - Schroeder SC

Seguimos até chegarmos a estrada principal de Schroeder, passando pelo centro da cidade.

Prefeitura Municipal de Schroeder - Schroeder SC

Este município recebeu o nome de Schroeder em homenagem ao colonizador alemão Christian Mathias Schroeder da Sociedade Colonizadora de Hamburgo, empresa responsável pelo envio de iimigrantes alemães para colonizar as terras recebidas como dote pelo casamento da Princesa Dona Franscisca com o Principe francês François Ferdinand Felipe d'Orleans, conhecido como o Principe de Joinville. A primeira denominação deste município era Estrada Schroeder, ou, em alemão "Schroeder Strasse'.

Igreja Luterana - Schroeder I - Schroeder SC

Cruzamos Schroeder e seguimos pela estrada, agora paviementada, que passa por Schroeder I, até chegarmos na Rodovia do Arroz, donde retornamos em direção à Joinville.

Rodovia do Arroz - Guaramirim Sc

Participaram do passeio:
Baita, Charles, Gerson, Jony,  Luiz Amaral e Wilson.

Características do percurso:
- distância: 90 km
- elevação (min/méd/máx): 12, 48, 346 metros
- ganho/perda de elevação: 1290, -1294
- inclinação máxima: 22,7%, -22,6%
- inclinação média: 2,5%, -2,6%

A maior dificuldade do percurso é a subida da Serra das Duas Mamas (346 m). Trechos com muitas pedras entre a Rodovia do Arroz e a subida da serra. No lado de Schroeder as estradas macadamizadas são firmes e bem conservadas. Locais para reabastecimento somente na Rodovia do Arroz, no Trutário Arco Iris, na região central de Schroeder e em Schroeder I.

Perfil Altimétrico

Veja todas as fotos acessando o link abaixo: