sábado, 28 de agosto de 2010

Jaraguá - Rio Ada

Pomerode SC
O Sr. Wolfgang Weege (fundador da empresa Malwee),  atestando o seu amor pela natureza, no ano de 1978 iniciou o Parque Malwee,  criando um verdadeiro santuário ecológico, com 1.500.000 m2 de área preservada. O parque mantém aproximadamente 35.000 árvores de diversas espécies (brasileiras e estrangeiras), além de dois museus, dois restaurantes, espaço de cultura popular, praças esportivas e lagos. Com cerca de 15 km de estradas ornamentadas e calçada em redor do grande lago, é uma ótima opção para caminhadas e integração com a natureza. Em 1982, o parque foi doado aos funcionários.


Este foi o ponto de partida para um passeio idealizado pelo  Beto, ciclista de Jaraguá do Sul, e pelo César, percorrendo o interior daquele município e pelos municípios vizinhos de Pomerode e Rio dos Cedros.

Parque Malwee - Jaraguá do Sul SC

Deixamos Joinville e nos deslocamos, de carro, até o Parque Malwee, onde fomos recebidos pelo Beto, que não pode nos acompanhar, pois teria uma prova no dia seguinte. Ajeitamos nossas bikes, mochila, água, gps e tudo mais, deixamos o parque e seguimos até  fábrica da Malwee, onde derivamos em direção ao bairro de Rio da Luz.


Panificadora - Bairro Rio da Luz - Jaraguá do Sul SC


Já no início do percurso encontramos uma panificadora e resolvemos reforçar nossas energias com um suculento café da manhã, de forma a termos combustível suficiente para encararmos a travessia de duas serras inseridas em nosso roteiro.


Bairro Rio da Luz - Jaraguá do Sul SC


Fomos deixando a zona urbana de Jaraguá e, aos poucos, os aglomerados de casas foram dando lugar a pastagens e plantações. O interior de Jaraguá do Sul, assim como de muitos outros municípios catarinenses ainda preserva muito da cultura dos imigrantes europeus, seus costumes, suas construções, o amor pela terra, suas pequenas lavouras de milho, batata, aipim, cana, banana e tantas outras.


Jaraguá do Sul SC


Em muitos lugares ainda vemos construções antigas, algumas centenárias, mantidas em perfeito estado de conservação, demonstrando o estilo arquitetônico trazido de seu país de origem. As casas mais antigas possuem o telhado com acentuado grau de inclinação, próprio de regiões muito frias, que tem como objetivo  não permitir o acúmulo de neve. É um contraste em relação ao clima quente de nossa região.


Construção em enxaimel - Jaraguá do Sul SC

Antes de entrarmos nesse período de 'aquecimento global', ainda éramos agraciados com invernos mais rigorosos, sendo comum, ao acordarmos, vermos os campos e os telhados cobertos de uma fina camada de gelo. Hoje, para vermos uma geada, nos obrigamos a subir a serra em busca de maiores altitudes e climas mais amenos.

Estrada para Pomerode - Jaraguá do Sul SC

Passamos pelo bairro de Rio da Luz e seguimos por uma estrada não pavimentada em direção a Pomerode. As pastangens e lavouras foram cedendo lugar a mata nativa, a medida que as casas iam se tornando cada vez mais afastadas uma da outra.

Trole (espécie de carroça) - Estrada para Pomerode - Jaraguá do Sul SC

Mais alguns quilômetros e começamos a encarar a primeira subida do dia. A estrada, antes reta, passou a serpentear pelas curvas de nível enquanto ganhávamos altitude.

Subida da serra de Pomerode - Jaraguá do Sul SC

Logo, o sacrifício da subida começa a mostrar suas recompensas. Quanto mais subiamos, mais os vales se  aprofundavam, mais longe a vista alcançava, mais belas as paisagens se tornavam. Chegamos ao topo. Nesta primeira etapa alcançamos 416 metros de altitude, um desnível de 350 metros em 7 km de estradas sinuosas.

Estrada para Rio Ada - Pomerode SC

O esforço da subida passava a ser ainda mais gratificante. Trocamos o suor pela brisa refrescante, as pedaladas lentas pela velocidade, a cautela redobrada a cada curva, a vista aguçada tentando assimilar a estrada a nossa frente com as belezas do vale onde, em breve, chegaríamos.

Estrada para Rio Ada - Pomerode SC

Descemos 218 metros até a localidade de Rio Ada, bairro pertencente ao município de Rio dos Cedros. Uma breve parada e, novamente, nos preparávamos para enfrentar a segunda subida do percurso., a serra que divide os municípios de Rio dos Cedros e Jaraguá do Sul, tendo nestes limites, os bairros de Rio Ada (Rio dos Cedros) e Garibaldi (Jaraguá).

Rio Ada - Rio dos Cedros SC

Novamente a estrada se torna sinuosa, o pedalar mais pesado, vamos ganhando altitude a cada pedalada, o calor aumenta e o suor encharca nosso rosto e nosso corpo. A medida de avançamos, aumenta o consumo de água para refrigerar e hidratar nosso organismo.

Parada para saborearmos umas ameixas - Rio Ada - Rio dos Cedros SC

Olhamos para trás para vermos o vale que, as poucos vamos deixando. Agora serão apenas 2,6 quilômetros de estrada para alcançarmos os 514 metros de altitude, o ponto alto do dia.

Serra entre Rio dos Cedros e Jaraguá do Sul (Rio Ada e Garibaldi)

A mata atlântica, em alguns trechos, é substituída pela plantação de eucaliptos. Durante a década de 1970, o governo fomentou a devastação de imensas extensões de mata atlântica para o plantio de eucaliptos, ato que hoje seria considerado criminoso. Agora, só nos resta aproveitarmos a ocasião para inalar o aroma exalado pelas folhas do eucalipto.

Alto da Serra entre Rio Ada e Garibaldi (Rio dos Cedros e Jaraguá do Sul SC)

Chegamos ao topo. Acabaram-se as subidas. Doravante, somente descidas, só alegrias.

Alto da Serra - Jaraguá do Sul SC

Os 26 quilômetros que faltam para chegarmos ao nosso destino terão 424 metros de descida nos primeiros 10 quilômetros. O restante será pedalado em estradas macadamizadas e asfalto, entre planicies e pequenas elevações, mas nada mais de serras por hoje.

Zorra (espécie de trenó com tração animal) - Alto Garibaldi - Jaraguá do Sul SC

Na descida nos deparamos com uma cena um tanto quanto pitoresca. Um antigo meio de transporte muito utilizada pelos imigrantes europeus: - uma zorra (uma espécie de trenó puxado por cavalo ou boi).

Bar e Mercearia Lenzi - Garibaldi - Jaraguá do Sul SC

Ao chegarmos no jaraguaense de Garibaldi, de colonização húngara, encontramos um armazém aberto e paramos para nos reabastecermos com uma cerveja gelada e uns bons nacos de queijo colonial.

Bar e Mercearia Lenzi - Garibaldi - Jaraguá do Sul SC

Agora, a parte final de nosso roteiro, mais 15 quilômetros até chegarmos ao Parque Malwee. Embora a distância fosse pequena, o cansaço já havia nos dominado, o que tornou mais árduo este percurso.

Garibaldi - Jaraguá do Sul SC

Enfim, chegamos ao nosso destino. Guardamos nossas bikes e nossa tralha nos carros.  Depois de um merecido banho quente, partimos para um delicioso almoço, regado a uma cervejinha bem gelada, afinal, ninguém é de ferro. É um troféu mais que merecido.

Participaram deste passeio:
Baita, Charles, Cesar, Dietmar, Gerson, Luiz Amaral, Paulo Rost, Sergio, Wilson.

Características do Percurso:
- Distância: 53 km
- Elevação (minima, média, máxima): 38, 149, 514 metros
- Ganho de elevação: 1205 metros.
- Inclinação máxima: 23,4%, -24,2%
- Inclinação média: 3,9%, -4,1%.

Peril Altimétrico do percurso

O fluxo maior de veículos se dá nas proximidades do Parque Malwee. Todo o restante do percurso é feito por estradas de terra, em bom estado de conservação e pouco fluxo de veículos. Entre a serra de Pomerode, Rio Ada e Garibaldi, praticamente não encontramos veículos circulando.

Embora o percurso seja relativamente curto (53 km) é cansativo devido a existência de duas serras (416 e 514 metros), o que eleva o grau de dificuldade, além do fato de que inexistem pontos de apoio para abastecimento na maior parte do trajeto. Apenas nos 3 km iniciais e em Garibaldi (km 37,4) é que encontramos locais para abastecimentos.





Visualizar Sem título em um mapa maior

2 comentários:

  1. Caro Companheiro Ciclista

    Neste sábado repeti exatamente o mesmo percurso que você descreveu nesse post. É um trajeto fantástico. Não se você chegou exatamente a localidade de Rio Ada, mas há duas igrejas e um mercado de médio porte para abastecimento.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal este passeio, já vou adicionar como possível rota pra um dia enfrentar este trecho. Como vocês fazem para colocar o caminho percorrido no google maps?

    ResponderExcluir